Customer Experience no Varejo.
- Roberto Pereira
- 12 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de ago. de 2023
Como a experiência do cliente pode ajudar a alavancar as vendas no setor varejista.
Atualmente, com um mercado cada vez mais competitivo e exigente, as empresas precisam mostrar seus diferenciais para se destacarem - ou até mesmo sobreviverem - frente à concorrência.
Dessa forma, investir em estratégias de customer experience torna-se essencial para o setor varejista, principalmente por se tratar de um segmento altamente competitivo e passa por constantes transformações que são altamente impactadas pelas mudanças no comportamento e preferências dos consumidores.
O que é Customer Experience? A experiência do consumidor é a percepção que uma marca passa para o cliente após uma ou mais interações com ela. Ou seja, são todos os sentimentos e sensações positivos ou negativos que uma marca é capaz de despertar no consumidor.
Essas sensações acontecem em diversas etapas da jornada do consumidor, como, por exemplo, após o cliente visitar um ponto de venda, acessar o site e redes sociais, baixar o aplicativo, conversar com um vendedor, pedir ajuda no suporte ou, claro, fechar uma compra.
Qual é a importância do Customer Experience para a minha empresa?
Não é muito difícil compreender a importância de uma estratégia de customer experience. Afinal, basta se colocar no lugar do consumidor e relembrar as experiências que você já teve com diferentes marcas. Por exemplo: o que fez com que você deixasse de comprar ou voltasse a consumir em uma empresa?
É possível perceber que, em muitos casos, a fidelização de clientes vai muito além da qualidade de um produto ou serviço e também leva em consideração a experiência que os consumidores obtiveram com aquela marca ou empresa.
Além disso, um atendente que demonstra uma atenção especial ou um bom conhecimento do produto pode ser o grande diferencial para fechar uma venda, seja ela em lojas físicas ou online. Uma página no Instagram com conteúdos úteis e interessantes, por exemplo, pode conseguir indicações e recomendações espontâneas. Sendo assim, investir em Customer Experience é uma grande oportunidade para os varejistas aprimorarem o relacionamento com os consumidores
Conclusão O setor varejista é um dos mais importantes para a economia do país. Para se ter uma ideia da dimensão do impacto do varejo no país, esse setor é responsável pela geração da maior quantidade de empregos formais no Brasil, além de impactar em 47,4% do PIB.
Considerando a grandeza desse setor no país, é natural que aconteçam mudanças rápidas, tanto no mercado de forma geral, quanto no comportamento dos consumidores. É por isso que avaliar a experiência do consumidor é tão importante para o varejo. A partir de pesquisas de satisfação, é possível avaliar o feedback dos clientes para entender os pontos fortes de pontos de melhoria do seu negócio.
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